quarta-feira, 27 de abril de 2016

Lucro e liberdade ou Tradição e história nos estádios?

Comparação feita pela torcida do Corinthians

Bom galera, como todos sabem sou torcedor fanático do Corinthians e no post de hoje resolvi escrever um assunto que vi em muitos fóruns de discussão da torcida do Timão e que com certeza cabe perfeitamente em qualquer time e torcida do Brasil. E a razão das discussões é o estádio, no caso a Arena Corinthians multicolorida, com a torcida usando camisas do Corinthians de várias cores: amarela, azul, vermelha, roxa e a mais utilizada, a laranja do terrão.
Nitidamente, a camisa laranja foi um sucesso de vendas, o clube conseguiu arrecadar muito, e é claro, a torcida compra e quer usá-la, ir ao jogo com ela e etc. Então quando olhamos nas arquibancadas vemos cada vez menos camisas preta e branca, que historicamente são as cores oficiais do clube, o estádio perde o mar alvinegro.

A pergunta é, O que é mais importante para o clube: ter uma torcida presente, que consome essas camisas alternativas e tem todo direito de usá-las onde e quando quiser ou a tradição do estádio estar tomado de preto e branco, impondo o respeito e história que conquistou desde a fundação do clube?

Podem colocar esse mesmo assunto em outras torcidas,  o que você torcedor do Cruzeiro pensaria sobre várias camisas coloridas no Mineirão e o azul e branco diminuindo cada vez mais? O mesmo questionamento para torcidas de Palmeiras, Internacional, Grêmio, Flamengo, etc.

Imagem torcida do Corinthians toda de preto e branco no Estádio.
Sou ponderado nesse assunto. Eu particularmente penso que é válido o marketing e venda dessas camisas com cores alternativas, é muito bom para o lado financeiro do clube e que o torcedor pode usar no dia a dia. Porém, sou um torcedor saudosista e penso que tradição é tradição e é muito mais bonito a torcida no estádio com as cores do seu time e que essas terceiras camisas podem ser usadas na rua, na escola, entretanto, dentro do estádio sou a favor da história e tradição

E você torcedor o que pensa sobre o assunto?

Obrigado e até a próxima!


2 comentários:

  1. Acho válido o marketing. Até mesmo o São Paulo teve que modificar sua política sobre isso, se não perderia muito mercado. A tradição de cores de um clube é muito importante, e é muito mais bonito em um estádio lotado que uma chuva de cores né!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o estatuto do São Paulo era muito fechado quanto a essa mudança de cores em uniformes,mas teve que flexibilizar seu estatuto para ganhar mercado assim como os outros times. Como a camisa azul em homenagem aos jogadores uruguaios, mas a tradição e predominância da torcida tricolor no Morumbi ainda continua mesmo com essa mudança.

      Excluir